Nestes últimos meses, nossa congregação esteve envolvida em 4 retiros que serviram de edificação em nossa vida e comunhão com Deus.
O primeiro deles foi o de jovens, no feriadão de carnaval. Eu não participei desse mas, pelos comentários e testemunhos que ouvi, foi uma benção na vida de cada jovem que se fez presente.
O segundo, e desse participei, foi o da liderança da igreja. Foi um encontro com Deus. Renovamos nossa visão, buscamos intimidade com Deus, e decidimos que para crescer, é necessario fazer mudanças. Mudanças estas que irão trazer um resultado positivo na forma com que atuamos no Reino de Deus. E já temos visto isso acontecer em menos de dois meses.
O terceiro retiro foi o do meu querido ministério de Adoração.
E o quarto retiro, foi o do Ministério de homens, nos dias 25 e 26/04/09. Realmente um encontro com Deus. Muito homens foram impactados, em renovo, batismo no Espirito Santo e salvação.
Mas quero falar de adoração. E foi no retiro do ministerio de adoração que o Senhor falou muito forte sobre isso. Em especial no domingo, pela manhã, o pastor Gilberto nos "abriu a visão", sobre o que realmente é ADORAÇÃO através da Palavra de Deus.
Ressaltou dentre várias coisas algo que me chamou atenção, o que é um adorador, o que faz um adorador, e a paixão, por parte das pessoas, de "adorar". Infelizmente, no meio da igreja evangelica brasileira, a palavra adoração banalizou-se. Banalizada por pessoas que se rotulam os adoradores. "Adoradores" que para cantarem nas igrejas ou em outros lugares, precisam receber algo (e algo de muito valor) para subir nos palcos e nos púlpitos das igrejas. Esses adoradores esqueceram de que "de graça recebemos de graça damos". Adoradores que adoram "adorar", mas somente por fora, pois por dentro, são sepulcros caiados.
Adoradores que em nada lembram Abraão. Por acaso, você lembra de Abraão?
Recordando a história, vemos em Genesis 22: 5 : "E disse Abraão a seus moços: Ficai-vos aqui com o jumento, e eu e o moço iremos até ali; e havendo adorado, tornaremos a vós. " Veja que interessante o que Abraão diz: e havendo adorado... que tipo de adoração Abraão iria fazer? Deus lhe pediu seu filho em sacrifício. Deus pediu para Abraão o que lhe era mais valioso. Se voltarmos na história, veremos que Abraão ja idade avançada, quando Deus prometeu esse mesmo filho. Quando chegou aos 100 anos Deus o concedeu que o tivesse. E agora, Deus pede seu filho tão esperado, tão querido, tão amado.
Amados, assim como o pastor Gilberto nos impactou com esta Palavra de Deus naquela manhã de domingo, quero lhes transmitir: Abraão tinha consciência que estava indo ADORAR a Deus através daquele sacrifício em que seu proprio filho seria entregue. Que tipo de adoração é esta que Abraão foi fazer? Abraão não ficou nada contente com a forma que Deus lhe pediu que O adorasse, mas simplesmente deicidiu obedecer. A adoração de Abraão era a morte. A adoração que Abraão tinha pelo Senhor, era capaz de fazer o que NÃO queria. Mas, mesmo assim, o fez. pois seu desejo era adorar ao Senhor.
(Não quero entrar em detalhes, mas alguns teólogos e estudiosos judeus, dizem que Isaque já tinha certa idade, algo como 25 ou 30 anos. Só pra acrescentar, a obediência de Isaque, ao ver que o cordeiro não os acompanhava, e quando foi amarrado pelo seu pai, vendo que ele propio seria o sacrifício, demosntra tamanha adoração.)
Agora, meditando nisso. Seríamos capazes de adorarmos a Deus assim? em meio a morte? Em meio a dor? Em meio ao sofrimento? Porque convenhamos, é muito, mas muito facil mesmo, adorar num palco, fazer as pessoas se emocionarem com nossa performance, nossa linda voz, nossa linda dança, nosso lindo instrumento, nossa linda oratória. Tudo isso é muito fácil, mas adora-lO em meio a morte, a dor, a dificuldade, isso não é nada facil. Adorar da nossa forma, do nosso jeito, e deixar de lado o que realmente Deus quer, que é um compromisso, que é um negar-se asi mesmo, que é pagar o preço da adoração. Preço esse que é uma vida totalmente dedicada a Deus, em consagração, jejum, oração, intercessão.
Devemos realmente adorar em espírito e em verdade, e como isso é difícil. Deus procura adoradores, que o adorem assim. E as duas coisas devem andar juntas. Em espirito e em verdade.
Deus viu a sinceridade de Abraão em obedece-lO. E Ele já havia preparado o cordeiro para o sacrífício, pois quando Abraão ia matar seu filho, o Anjo bradou: Não estendas a tua mäo sobre o moço, e näo lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e näo me negaste o teu filho, o teu único filho.
Quando pagamos o preço de adorar a Deus, não importando as circunstâncias da vida, o Senhor honra nossa fé, honra a nossa adoração. E isto é lindo.
Deus quer ver isto em nossas vidas. Hoje Ele não nos pede o nosso filho, mas nos pede o nosso tempo, nosso amor, nossa dedicação, nossa fidelidade, nossa santidade, nossa consagração. Hoje Ele nos pede que O adoremos em espírito e em verdade.
Ele esta procurando isso. Encontrará em nosso coração? Meditemos nisso
quarta-feira, 29 de abril de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Temos um Deus!
Esboço da Pregação em uma quinta-feira de 2022 na Igreja Batista da Paz, em Canoas-RS Temos um Deus! Trazermos consigo fardos pe...
-
Mensagem do pastor Gilberto S. Silva, ministrada em 18 de setembro de 2016 na Igreja Batista Filadélfia em Canoas/RS
-
Pregação em um domingo de 2022 na Igreja Batista da Paz, em Canoas-RS O Novo de Deus Vivemos tempos de uma “geração líquida”, ou m...
-
... e você ora e espera: Nada acontece. E você ora, chora e espera: E nada acontece. Você ora, ora e ora: E se Deus lhe disser: espere um ...
Sem comentários:
Enviar um comentário