quarta-feira, 5 de abril de 2017

AS RESPOSTAS DE DEUS

Ao longo da minha vida cristã, e lá se vão quase trinta anos contando meus primeiros contatos com a fé quando criança e, posteriormente, minha conversão em 1992, tive inúmeras experiências com Deus.
Destas experiências, algumas vivi e outras acompanhei de perto.
Experiencias estas que tiveram respostas diferentes da parte de Deus.
Já vi Deus responder orações de maneira instantânea, fazendo milagres em situações que não se tinha mais esperanças. Já vi Deus responder de maneira negativa, demonstrando que tal pedido não condizia com a Sua vontade;
Também já vi Deus se calar, ou podemos aqui chamar de "o espere de Deus", fazendo com que a pessoa amadurecesse a fim de compreender melhor o Seu desígnio para com ela;
Respostas de Deus, que nos fazem crescer e edificar na fé.
Claro que a resposta positiva e imediata de Deus é o que nos traz mais expectativas, e obviamente que, por vezes o não de Deus, nos frustra quando almejamos algo com intensidade, e cegamente achando que aquilo seria bom, mas Deus em Sua sabedoria conhece e nos livra das mais variadas consequências.
Mas quero direcionar este pequeno devocional para com o "espere" de Deus. Sim, o espere de Deus pode e é uma das respostas que nos traz um resultado positivo, seja ela, ao final, o "sim" ou o "não".
O "espere" de Deus, como já falei pode ser conhecido quando não temos a resposta imediata as nossas orações. Deus, em sua infinita sabedoria e bondade, permite-nos passar por momentos que embora dolorosos e pesarosos, trazem-nos um crescimento e amadurecimento suficiente para compreender melhor a Sua vontade, o Seu querer. Lembrando que a vontade dEle é sempre boa, perfeita e agradável (Rm 12:2), e só a compreenderemos assim quando a experimentarmos quando formos transformados e consecutivamente com a mente renovada.
O "espere" de Deus nos ensina a entender o melhor que Ele tem para as nossas vidas, e constatar que o que até então vimos, ouvimos e sentimos é incomparável com aquilo que está preparado para as nossas vidas (1 Co 2:9).
O "espere" de Deus nos aperfeiçoa fazendo com que os nossos caminhos avancem mais e mais, com que a nossa luz brilhe mais e mais,  nossa estatura cresça mais e mais, até chegar à perfeição (Pv 4:18, Ef 4:13).
O "espere" de Deus viu-se na vida de Abraão, quando Deus lhe prometeu que seria pai de uma grande nação, mesmo sendo ele e sua esposa já velhos (Gn 12:1-2; 18:18). Desde a promessa até o nascimento de seu filho Isaque, se passaram vinte e cinco anos (Gn 12:4; 21:5)!
O "espere de Deus viu-se na vida de Moisés e do povo que saiu do Egito, quando por quarenta anos caminharam no deserto até que um dia chegaram à Terra de Canaã (Ex 7:7; Dt 34:7).
O "espere" de Deus se viu na vida de José, quando em sua adolescência teve seus sonhos mas passou por um processo doloroso até chegar a maturidade e ver a realização dos mesmos (Gn 37:2; 41:46).
Enfim, estes são apenas três exemplos de vários que aqui poderia citar, do "espere" de Deus, mas acredito que são suficientes para meditarmos que as nossas lutas momentâneas servem para produzir uma glória excelente e eterna (2Co 4:17:18).
Amigo, talvez suas orações parecem não serem ouvidas, ou talvez você hoje questiona onde está Deus. Quero te dizer que você está sendo ministrado por Deus, e quando Ele está em um aparente silêncio, é porque está trabalhando em sua vida, em seu caráter, eu seu amadurecimento, em seu crescimento para que, ao final da prova, seja a resposta positiva ou negativa, você possa com maturidade compreender o que era o melhor para a sua vida.
O "espere" de Deus irá te transformar, te emoldurar. 


Sem comentários:

Temos um Deus!

Esboço da Pregação em uma quinta-feira de 2022 na Igreja Batista da Paz, em Canoas-RS   Temos um Deus!   Trazermos consigo fardos pe...