sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Desafio

Olhe para a frente 

"deixe todo o embaraço e o pecado, e corra com paciência a carreira que te está proposta. Olhando para Jesus, autor e consumador da fé"Hebreus 12:1-2 

Olhar para a frente. Quando olhamos para trás vemos decepções, dificuldades, problemas, angústias, mágoas, ressentimentos, complexos, enfim coisas que remetem a colocar em dúvida e questionar o nosso atual estado. Olhar para a frente nos trás esperança e fé de que teremos vitória, por mais que o presente e as atuais conjunturas da vida propiciam-nos devaneios.

Olhar para a frente também lembra postura. O mundo precisa de postura, caráter, referencial. O cristão precisa adquirir postura diante de uma sociedade corrupta e mergulhada em conceitos equivocados. O mundo precisa de referenciais de homens, mulheres, jovens, idosos de Deus, e que façam a diferença de um modo positivo em meio ao caos social em que vivemos. 

Olhar para a frente nos remete a posição que o cristão deve tomar diante de ofertas e propostas que venham a distraí-lo de cumprir seu papel.

Olhe para a frente, acredite, posicione-se. 

Pegue suas armas 

Quando o cristão toma posição, olhando para a frente, deve tomar também posse de ferramentas que ele precisará para manter-se eficiente, capaz e pronto para qualquer eventualidade.

"Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes". Efésios 6:13

A Bíblia então nos mostra quais ferramentas, quais armas podemos tomar e utilizar, chamando o seu conjunto de Armadura de Deus.

Cingido com a Verdade. Verdade aqui não consideramos o conjunto de ideias e posições adotadas pelo individuo na formação de sua cosmovisão, e sim a transparência, a convicção, a seriedade, a equidade, o caráter provado, ilibado. Verdadeiro é uma pessoa em que ninguém tem ou encontra em si a ousadia de falar ou apontar algo que o denigra, pois isso é inexistente. Claro que não somos perfeitos, mas a nossa justiça, a nossa verdade deve ser superior à todo e qualquer conceito humano de verdade. Uma pessoa verdadeira é aquela que erra, que peca, mas tem a honra e a dignidade de assumir sua culpa e de reparar seu erro de maneira que supra toda a lacuna que possa ter deixado.

Vestido com a Justiça. Justiça é igualdade, é equilíbrio, é isonomia. Deus não faz acepção de pessoas e não se agrada quando agimos com parcialidade. Justiça nos lembra Direito e esta palavra quer dizer dar a cada um o que lhe pertence. O cristão tem o dever, a obrigação de ser justo em todos os quesitos e a sua justiça deve refletir na sociedade como um paradigma, uma referência de postura a ser adotada. Lembro de quando líderes fariseus trouxeram a Jesus uma mulher que havia sido pega em flagrante adultério, na época um crime cuja pena seria a morte por apedrejamento. Quando foi questionado, Jesus deu o maior exemplo de justiça que já se ouviu quando respondeu: Quem aqui não tiver pecado, que jogue a primeira pedra. Jesus, conhecedor do coração do homem, sabia do verdadeiro interesse e conhecia muito bem a realidade de cada pessoa, seus pecados e erros, e executou a justiça colocando que ninguém ali seria digno de executa-la, pois todos eram tão ou maiores pecadores do que ela, ao que todos saíram do local humilhados. Na sequência desta cena, Jesus deu outro exemplo de justiça, não acobertando o erro da mulher, mas advertindo-a dizendo: vá e não peques mais.

Calçados com o Evangelho. O Evangelho é Boa Nova, é palavra transformadora, é renovação, é esperança; é água para o sedento, comida para o faminto, remédio para o doente. Calçados remete a não permanecer parado, e sim levar, conduzir aonde for, este Evangelho. Equivocadamente alguns acreditam que o Evangelho deve ser pregado somente na Igreja, ou lugar afim, mas não. O Evangelho deve fazer parte de nossas vidas de uma maneira que ele seja intrínseco à vida do cristão. E por falar em cristão, este apelido foi dado aos primeiros crentes em Antioquia, pois suas ações remetiam ao exemplo deixado por Cristo. Sendo assim, aonde o cristão ir, seja no trabalho, faculdade, ônibus, trem, elevador, enfim todas as suas ações devem ser conduzidas de forma que as pessoas o identifiquem como tal. Cabe lembrar que não necessariamente você irá pregar ou usar palavras, mas tão simplesmente a sua postura diante de situações comuns e adversas, devem conduzir o conceito exterior de um verdadeiro cristão, portador do Evangelho, à sua pessoa. Ou seja, as pessoas devem observar em sua vida a diferença de um filho de Deus, um verdadeiro e genuíno exemplo em todas as áreas da vida.

Escudo da Fé. Em um mundo cada vez mais cético quanto ao que é concertente a Deus e sua Palavra, nada mais arriscado do que ter fé. Um amigo viajou à Europa, e passou alguns dias na Suécia, à saber o berço de muitas igrejas históricas que enviaram missionários ao Brasil. Ele relatou que a realidade espiritual da Europa é de uma tamanha frieza, que uma pessoa que se diz cristã ou que externa sua fé em um ser superior, não diretamente, mas não é tida como esclarecida. Esse pragmatismo cético tem influenciado o pensamento da sociedade como um todo, e entrado sutilmente dentro das igrejas, aonde hoje vemos cristãos que não acreditam mais em Deus - vide o Livro Cristão Ateu, de Craig Groeschel. Mas o tópico fala sobre Fé, e esta deve ser firmada, balizada, fundamentada na Rocha que é Cristo. Fé é convicção, é certeza, é atitude, mesmo diante de dúvidas e questionamentos que possam nos afastar dos intelectuais. Escudo da Fé é bloquear toda e qualquer ideia, pensamento, que venha a corroborar com a crítica às nossas convicções em Cristo, e ao invés de vivermos passiveis, devemos ser atores e colocar em cheque toda a dúvida e filosofia, demonstrando que Cristo é a Verdade e na sua Palavra não há sombra de variação.

Capacete da Salvação. Cristo nos comprou por um bom preço, e não quer que nenhum de nós de perca, pois somos frutos do seu penoso trabalho. Em Romanos lemos que nada poderá nos separar do seu amor (Rm 8:35), sendo assim não há nada neste mundo que possa impedir a nossa salvação, quando estamos fundados em Cristo, selados pelo Espírito Santo para o dia da Salvação. Neste ponto temos a vertente Calvinista, que entende que somos salvos, predestinados à salvação e nesta posição não há o que temer pois está é garantida. Por outro lado temos a vertente que entende que o Reino de Deus é conquistado por esforço (Mt 11:12), e que se não houver vigilância, o crente é passível de queda (Pv 16:18 e 1 co 10:12), sendo que a perseverança é o limiar, conforme Mateus 24:13. Mas não quero polemizar ou entrar em "questões difíceis" (2 Pe 3:16), e sim ter em mente que a Salvação é garantida por Cristo e não podemos permitir que dúvidas quanto à esta venham a afetar a nossa fé e convicção em Cristo, exemplificando a importância do uso do capacete, no original "elmo" da salvação, que bloqueiam pensamentos, filosofias vãs e conceitos não-cristãos.

Espada do Espírito. Espada era uma arma de manuseio rápido e certeiro, usada para cessar a ação do oponente e até mesmo feri-lo ou mata-lo. A espada quando seu ferimento não era fatal, deixava cicatrizes que as vitimas levavam até o fim de suas vidas, e quando a visualizavam lembravam das batalhas e guerras passadas. Neste texto de Tiago, a espada do Espírito é a Palavra de Deus e esta penetra até a divisão da alma (Hb 4:12). A arma do cristão é a Palavra de Deus, a Bíblia. Indiscutivelmente a Bíblia fala de todos os assuntos, e quando não apresenta uma precisão de detalhes, se mostra certeira na solução dos mais variados casos. Olhando por esta ótica, o cristão deve basear sua vida, suas opiniões e conceitos na Palavra de Deus, e quando propício for deve utilizar dessa espada afim de mobilizar, ferir e até mesmo "matar" o inimigo, cessando de vez as suas ações e colocando a Verdade da Palavra de Deus, com precisão e amor. 


Cuide de seu tesouro 
A Bíblia diz que "onde estiver o vosso tesouro, aí estará o vosso coração"(Lucas 12:34); Creio que depois da Salvação o maior tesouro de um homem (e mulher) é a sua família. A família deve ser cuidada, amparada, amada, suprida, apoiada, atendida, e contemplada com a presença do pai. No momento em que o homem deixa de executar as funções que a ele são inerentes, as coisas começam a fugir do controle. Deus chamou o homem para servir de sacerdote do lar, e como tal tem a obrigação de assistir a família em todos os aspectos e situações do cotidiano. Sendo o homem um sacerdote, subentende-se que o lar é o seu ministério, sendo assim Deus um dia irá cobrar o sacerdote a que preste contas de suas responsabilidades. 
Cuide de seu tesouro, cuide de sua família. Ame sua esposa, ame seu marido, ame seus filhos, ame sua família. 

Prossiga 
Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus. Filipenses 3:12
Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem. Êxodo 14:15
Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor. Oséias 6:3a
São inúmeros os textos bíblicos que nos conduzem a prosseguir, a caminhar, a não permanecer inertes, mas agir, tomar atitudes e trabalhar focando os nossos objetivos e sonhos.
Deus também não está parado, Jesus disse: meu Pai trabalha até agora (Jo 5:17) e cabe ao cristão agir da mesma maneira, fazendo jus à imagem e semelhança do Pai, no que tange ao compromisso com a atitude.

 

Não há como permanecer parado, no mesmo lugar, vivendo ociosamente esperando que as coisas melhorem ou mudam de rumo. É preciso ação, postura, determinação, foco e trabalho - muito trabalho.
Abraão é um exemplo de fé e obediência, quando Deus o disse: Sai da tua terra e vai para a terra que eu te mostrarei (Gn 12:1), ele não vacilou nem mesmo pensou demais, mas assumiu o compromisso a ele proposto e prosseguiu a sua jornada, pois Deus tinha um plano para a sua vida, e a concretização deste dependia de sua posição.

Hoje Deus lhe diz: Prossiga, eu sou contigo!


Cristian Silveira de Almeida, 10 de outubro de 2014



Temos um Deus!

Esboço da Pregação em uma quinta-feira de 2022 na Igreja Batista da Paz, em Canoas-RS   Temos um Deus!   Trazermos consigo fardos pe...