No início me senti orgulhoso, feliz, satisfeito. Depois de tanto tempo sendo vitima de preconceito, mentiras, e outros tipos de males, os evangélicos enfim tiveram a oportunidade. A Rede Globo é a emissora mais importante do país e não obstante a maior. Portanto agora, a poderosa Globo esta definitivamente abrindo as portas para os evangélicos, proporcionando oportunidades que outrora eram impensáveis. Cantores evangélicos estão sendo figuras comuns no cenário secular através de programas como Altas Horas, Faustão e Caldeirão do Huck. No último tivemos a presença da Ana Paula Valadão e Pregador Luo.
Mas analisando criticamente tudo isso, fico me questionando, com uma preocupação tal, que me leva a voltar no tempo mais ou menos 1800 anos atraz, mais especificamente nos tempos da igreja primitiva.
Constantino era o imperador romano na época. Época esta que os cristão eram vítimas das mais variadas barbáries, sofrendo perseguições, acusações, e sendo "atrações" dos famosos circos romanos quando postos a lutar contra feras, crucificados, queimados vivos. Motivo? Não negaram sua fé em Jesus.
Cada gota de sangue dos cristãos caia no chão como semente brotando mais e mais conversões. A igreja crescia de tal forma que o dito "pão e circo" era quase que diário, vitimando mais e mais cristãos.
O império Romano não conseguia mais lutar contra um inimigo que triunfava através da morte. Matava-se um cristão, nascia (convertia-se) tantos outros.
A intrepidez dos apóstolos e sacerdotes na época era tal que levava multidões aos pés de Cristo. Milagres aconteciam, mortos ressucitavam, maravilhas se viam enquanto a igreja era perseguida.
Constantino não teve outra alternativa a não ser "converter-se" a Cristo. Momento este em que cristãos assim o eram por convicção agora o eram por tradição e conveniência.
Todas aquelas religiosidades romano-gregas foram aos poucos sendo absorvidas pela igreja; e todo tipo de impureza se penetrou de tal forma que, pelo que sabemos através da História, as mais terríveis barbáries, como cruzadas, indulgências, heresias como culto aos mortos, santificação e adoração de mártires e outros, se introduziram na Santa Igreja do Senhor, levando-a a mais profunda frieza espiritual.
Antes perseguida, porém trinfante, militante. Agora promovida, porém dividida, fria, pecaminosa e fraca espiritualmente.
Claro que, como a igreja é do Senhor, Ele mesmo levantou homens como Savonarola, Lutero, e outros, que conduziram a igreja ao despertamento. Mas até isso acontecer, paginas e paginas de desgraças foram escritas no livro da história da igreja.
Não preciso aqui descifrar, explicar o que estou querendo dizer ao contar toda essa história. Mas a minha oração é que essa história não se repita com o dito e temido: Brasil Gospel... Cristian S. de Almeida - Titi
domingo, 1 de janeiro de 2012
Subscrever:
Comentários (Atom)
Temos um Deus!
Esboço da Pregação em uma quinta-feira de 2022 na Igreja Batista da Paz, em Canoas-RS Temos um Deus! Trazermos consigo fardos pe...
-
Mensagem do pastor Gilberto S. Silva, ministrada em 18 de setembro de 2016 na Igreja Batista Filadélfia em Canoas/RS
-
Pregação em um domingo de 2022 na Igreja Batista da Paz, em Canoas-RS O Novo de Deus Vivemos tempos de uma “geração líquida”, ou m...
-
... e você ora e espera: Nada acontece. E você ora, chora e espera: E nada acontece. Você ora, ora e ora: E se Deus lhe disser: espere um ...